Imagine uma empresa que tenha mil colaboradores e uma frota interna de 200 carros. Neste porte podemos estimar como exemplo custos diretos de deslocamentos entre 500 mil a 5 milhões de reais em média por ano apenas com deslocamentos por aplicativos (táxi e carros privados) e locações, além de 5 a 8 milhões de reais com o custo total da frota considerando também custos indiretos.

Reuniões, viagens corporativas, eventos, entregas de produtos, atendimento, manutenções e visitas em clientes. Todos esses elementos envolvem decisões sobre quem, como e quantas pessoas estarão envolvidas na forma de gerir mobilidade. Outro fator importante é a capacidade de analisar e mensurar tanto custos diretos como indiretos envolvidos nas horas trabalhadas, aquisição de equipamentos, custos com serviços, despesas com multas ou acidentes.

Independente do ramo de atividade, as empresas precisam gerenciar deslocamentos e quanto mais gente, mais complexa e delicada é essa gestão. O transporte dessas pessoas gera custo e se elas estão no volante, as orientações de segurança precisam ser redobradas

Opções de modais não faltam no mercado – frota da empresa, carro alugado, táxis, fretados etc. Tantas possibilidades somadas ao grande número de funcionários se torna uma equação difícil de solucionar com eficiência e um bom custo x benefício. “O mundo se tornou multimodal, para se obter novas eficiências as organizações precisam ser capazes de ter mais opções e que os colaboradores possam acessá-las sob-demanda, economizando de 10% até 60% em alguns casos como verificamos”, relata Marcelo Sakai, CEO da Mobicity, que oferece uma solução de gestão de mobilidade multimodal corporativa com compartilhamento dos modais entre os colaboradores.

Se definir a melhor forma de ir e vir entre cooperativas de táxi ou carros de aplicativo já não é tarefa tão simples para as empresas, quando elas têm sua frota própria, a gestão exige ver outros fatores. Além de custos como o próprio carro, seguro, impostos, gasolina, manutenção etc, existem os chamados custos invisíveis e que muitas vezes não são colocados na conta. Capital para aquisição, depreciação, desmobilização ou indisponibilidade do veículo são alguns exemplos.

“Em geral, o orçamento de frota figura entre a 2ª e a 4ª posição na matriz de custos das empresas. Portanto, é fundamental que os gestores de frota tenham uma visão profunda e detalhada dos custos, incluindo o cálculo do TCO (Total Cost of Ownership) e do custo por KM rodado da sua frota.”, afirma Luiz Claudio Souza, Co-Founder da Fleeting Mobilidade, empresa de soluções tecnológicas para mobilidade e gestão de frotas. 

 

Saiba mais sobre os custos envolvidos na mobilidade corporativa

Para aprofundar esse tema de redução de custos envolvidos na mobilidade corporativa, que abrange assuntos como gestão, segurança, planejamento entre outros, a Mobicity e a Fleeting Mobilidade irão realizar um webinário  no dia 24 de junho, às 15h, com a participação de Marcelo Sakai e Luiz Claudio Souza. Nesse evento eles também vão apresentar cases de sucesso de empresas que reduziram seus custos de mobilidade.

Para participar, faça seu cadastro no link abaixo. Enviaremos os acessos ao webinário por e-mail. O evento é gratuito.

Quero participar!

 

Sobre a Mobicity

A Mobicity é uma plataforma de mobilidade compartilhada para empresas que nasceu em 2012 como uma Startup de Caronas Corporativas antes de evoluir seu modelo de negócio para gestão de mobilidade corporativa, construindo o MAAS (mobilidade como serviço) nas empresas. O trabalho da Mobicity vai além de trazer eficiência na gestão dos transportes para seus clientes, ela possibilita que as pessoas envolvidas no processo possam acreditar num mundo mais transparente e de maior clareza sobre o custo-benefício das coisas, trazendo maior justiça aos investimentos que as pessoas empenham em seus trabalhos e eficiência operacional para as organizações.

www.mobicity.com.br 

 

Sobre a Fleeting Mobilidade

A Fleeting Mobilidade é uma empresa de soluções tecnológicas para mobilidade e gestão de frotas. Fundada por sócios com mais de 15 anos de experiência no mercado automotivo e de transporte, o nosso propósito é ampliar os resultados dos nossos clientes através de uma gestão de frotas mais econômica, segura e eficiente.

Nossas soluções:

MASTERMOBILITY® – SaaS (Software as a Service) de gestão de frotas onde as empresas podem gerir todas as informações operacionais e financeiras de suas frotas. Do inventário ao ranking de condutores, o MasterMobility é a solução ideal para automatizar a gestão da frota, eliminando planilhas desnecessárias, integrando outras plataformas (ex.: telemetria e gestão de abastecimento) e transformando informação em ação que gera resultado.

APP DO CONDUTOR® – Mobile APP desenvolvido para que as empresas capacitem e engajem seus condutores e motoristas através da distribuição de treinamentos de direção segura, conteúdos diversos e avaliação de performance.

www.fleeting.com.br