Em uma pesquisa inovadora conduzida pelo VAH em parceria com a Mobicity, em dezembro de 2021, foram ouvidos mais de 1.000 entrevistados, residentes nas principais capitais do país, usuários do app líder de agregação e comparação de preços do Brasil, com o intuito de entender os principais e mais relevantes pontos sensíveis ao período da pandemia, em relação à utilização de transportes de mobilidade urbana. 

Não somente em relação ao serviço de transporte por aplicativo, mas também um panorama mais amplo em relação aos demais modais de transporte. Os entrevistados mostraram estarem fartos  com os constantes cancelamentos de viagens pelos motoristas de aplicativo, além dos altos preços dinâmicos em viagens curtas, a espera demasiada e também a fricção da sua fidelidade à marca por causa disso. A retomada da utilização do transporte público e o ressurgimento do táxi como opção primária de escolha se tornou uma das consequências verificadas pela pesquisa..

Uma verdadeira mudança comportamental foi notada com os resultados da pesquisa, mostrando um novo momento dos serviços de transporte no país, que assim como em outros lugares do mundo tem tido o cotidiano de Mobilidade muito afetado por fatores como a pandemia, inflação alta, preço dos combustíveis e crise na indústria automobilística.