Escolha uma Página

É imperativo que as empresas busquem a otimização na gestão de fretados, com o objetivo de reduzir custos e evitando outros problemas como atrasos, falta de opção de transporte e, consequentemente, queda de produtividade.

Como base de comparações, para você gestor, o site da SETPESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo oferece estatísticas sobre o sistema Rodoviário/Suburbano. Em um ano são: 

Ou seja, fazendo a relação por 12 meses, 22 dias úteis/mês e dividindo pelo número de ônibus, cada ônibus faria diariamente (ida e volta) cerca de 339 km, logo, 170 km para chegar ao trabalho em média, todos os dias.

A cada dia que passa novas soluções e práticas surgem na tentativa de melhorar a gestão de mobilidade/logísticas nas empresas, sendo os principais gargalos de competitividade no país. Por isto, trazemos neste post 2 inovadoras soluções do universo das startups – Mobicity e Fretadão que juntas promovem a otimização do custo e operação de fretados nas empresas.

 

MOBICITY

A Mobicity  é startup que busca desenvolver a Mobilidade Compartilhada nas empresas (Caronas, divisão de Uber, Táxi e etc.), mapeando os deslocamentos e identificando meios de transportes utilizados diariamente para gestores (normalmente Facilities ou RH)

 

Como funciona?

Ao contratar a Mobicity, ocorre inicialmente o envolvimento dos gestores-chaves de cada área para que o projeto possa ser organizado e lançado, sem que obstáculos comuns possam atrapalhar o engajamento do colaborador. Sendo assim, a solução precisa de conexão entre as áreas como: 

  • RH: visão e decisão sobre benefícios;
  • Comunicação Interna: como, quando e onde comunicar sobre os projetos;
  • Compras: auxiliar na análise das economias, por exemplo, com fretados, Uber, táxis, vans e etc.;
  • TI: suporte de instalação e/ou autorizações aos acessos a tecnologias de parceiros;

Quais são os benefícios para a empresa e para o colaborador?

Inicialmente, a empresa passa a ter dois tipos de controles e acessos gerenciais: Gestão dos Acessos de Usuários (colaboradores) e os Relatórios (Modais, Usabilidade, Emissão de Carbono, Ranking de Colaboradores para Gamificação/Premiação e etc.). Além disso, outras soluções em Mobilidade estão sendo inseridas, como vantagens para Gestão de Mobilidade Total relacionada aos colaboradores: Uber, Táxi, Coworking, Reserva de Viagens, Estacionamento e, como estamos tratando neste post, Fretados.

 

FRETADOS

O Fretadão é uma startup que tem como soluções duas grandes ofertas: indicar o fretado ideal utilizando apenas um endereço de origem e um de destino, fazer o planejamento e gestão do transporte de fretados.

O transporte via fretado já provou ser mais do que apenas um meio de deslocamento. Existem diversas vantagens para quem utiliza este serviço no dia-a-dia, como a economia em relação ao carro, a melhora na qualidade de vida e o maior conforto durante a viagem. Como influencia, as empresas também são beneficiadas, com o aumento da produtividade, da assiduidade e do bem-estar de seus funcionários.

Antigamente o trabalho para uma pessoa encontrar o fretado ideal era árduo. Muitas ligações telefônicas, falta de posicionamento digital dos transportadores, itinerários desatualizados, enfim, uma verdadeira maratona. Para as empresas não é diferente. O que ainda acontece muito hoje em dia, é que as próprias empresas contratam os veículos dos transportadores, elaboram a rotas e fazem a gestão dos passageiros. Sabemos que isso traz um ônus enorme para a empresa, tanto com funcionários dedicados para estas tarefas, quanto com rotas desatualizadas e veículos rodando com capacidade ociosa. 

MOBICITY & FRETADÃO

Então, como a soma destas duas soluções promove otimização de custos, produtividade e qualidade de vida para a as empresas e seus colaboradores?

A integração tecnológica e expertise de ambas as Startups, de acordo com a atuação demonstrada acima, possibilitam a Oferta de Linhas de Fretados otimizadas de acordo com um Mapeamento Inteligente dos colaboradores, baseando-se em seus deslocamentos e transportes utilizados.

Desta forma a empresa: 

  • Economiza até 30%, otimizando a demanda de deslocamentos;
  • Oferece mais opções de transporte ao colaborador, que pode eleger a mais econômica e segura;
  • Passa a ter controle e informações em tempo real sobre a Mobilidade e Custos de deslocamentos como um todo.

Você é responsável ou gostaria de sugerir ambas as soluções acima para sua empresa? Envie um e-mail para [email protected], tire suas dúvidas e avalie se as soluções acima se encaixam na necessidade de otimização de deslocamentos da sua empresa.